
A Lei n.º 60/2018, de 21 de agosto introduz medidas de promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor.
Compete às entidades empregadoras assegurar a existência de uma política de transparência remuneratória, assente na descrição de tarefas e na avaliação de funções, com base em critérios objetivos, comuns a homens e mulheres, de modo a evitar práticas de discriminação remuneratória.
Diferenças remuneratórias não justificadas presumem-se discriminatórias e, em caso de alegação da sua existência, compete às empresas demonstrar que possuem uma política remuneratória transparente.
Em 2025, 4.000 Empresas foram notificadas pela Autoridade Condições de Trabalho (ACT) para Apresentarem Plano de Avaliação das Diferenças Salariais Entre Mulheres e Homens em 120 Dias Úteis.
Com este serviço de Consultoria Especializada, a We Change propõe-se apoiar as empresas no cumprimento das suas obrigações legais, bem como no desenho e implementação de práticas que promovam a construção de um futuro mais transparente, justo e igualitário.
A intervenção da We Change consiste em:
O processo de análise dos postos de trabalho com critérios mais objetivos e transparentes constitui-se, ainda, como uma ferramenta que ajudará a Empresa a consolidar e alinhar diferentes práticas ao nível da Gestão de Pessoas.
Como?
Contacte-nos!
(351) 222 071 240
(351) 935 300 888